quarta-feira, julho 01, 2009

Gentileza urbana...

Não querendo tomar parte de algo tão complicado e burocrático que é a politica, mas sim mostrar como pequenos gestos mudam um cidade.
Estou neste momento desenvolvendo uma dissertação de mestrado, com a qual busco encontrar pontos fortes para um desenvolvimento sustentável de qualquer cidade ou comunidade.
Para isso fiz um estudo do que foi feito na cidade de Curitiba e como foi feito, vi que as ideias simples do ex-prefeito, Arq. Jaime Lerner estão na base para o bom desenvolvimento da cidade.

"Em outro bairro de Belo Horizonte, a equipe de 'lixeiros' (gari), trabalha sempre cantando. Assim a capital mineira foi ganhando a tradição de gentileza urbana."
JaimeLerner.

Para ele pequenas 'gentilezas urbanas' mudam a cidade. E conversando com alguns moradores de Lisboa vi que na altura da gestão de Santana Lopes na câmara de Lisboa havia algumas gentilezas urbanas que mantinham a pertinência da cidade com seus moradores, um morador me disse que nos parques haviam estruturas de apoio para os usuários, haviam infra-estruturas básicas como wc, essas coisas colocadas em espaços públicos para atender as famílias e como disse o morador “todos os dias tinham pessoas aqui para nos ajudar a usar os equipamentos”. Era uma gentileza urbana.

Outro exemplo que vi foi a retirada da feira popular de Lisboa, uma feira é um ponto de encontro da comunidade, isso de certa forma fez a cidade de Lisboa retroceder alguns anos para uma cidade que busca um desenvolvimento sustentável.

Recentemente o actual gestor da câmara de Lisboa reabriu quase que urgentemente o “Cais das Colunas” no terreiro do paço para a cidade. Colocou no local também grandes poltronas coloridas e com suporte para pequenas árvores, mantendo o lugar sempre cheio de pessoas. Isso sim foi uma grande gentileza urbana.

Nenhum comentário: