quarta-feira, dezembro 10, 2008

Curitiba, Participativa, Sustentável...



De forma bem simples a minha tese se baseia em como gerir uma cidade de forma sustentável, parece fácil e hoje já encontro várias formas de “apoios ou ajudas” a nível teórico e comparações práticas, desde facilidades, dificuldades, caminhos, etc.
Estudar o que foi feito em Curitiba, cidade que cresceu rapidamente e com uma boa gestão, cresceu de forma ordenada e contínua, mantendo pontos importantes para o desenvolvimento sustentável.
Por que a cidade de Curitiba?
O seu desenvolvimento começou quando o Arquitecto Jaime Lerner assumiu a sua prefeitura, por indicação ainda no regime militar no Brasil. Desde então a cidade de Curitiba não parou. Mas nessa época ainda não se falava em “Desenvolvimento Sustentável”, poucas pessoas sabiam o que era, o que significava e para que servia.
De forma simples, com ideias criativas o Arquitecto Jaime Lerner resolveu questões ainda hoje por resolver na maior parte das cidade de todo mundo. Além de fazer uma “casa bonita” a Arquitectura foi e é feita para um bem maior, no caso de uma casa, encontrar a melhor forma de tal família viver melhor em sua casa, se sentir física e psicologicamente confortável de acordo com a sua forma de vida.
Agora falando em cidades, como fazer uma cidade bonita e confortável física e psicologicamente para essa família tão grande?!
Dês da Idade Média os espaços foram concebidos para as pessoas, mas com o tempo isso foi mudando, com o avanço da tecnologia as cidades também foram avançando, deixando para o mal de todos de ser uma cidade pensada para as pessoas. Com isso os problemas também surgiram, poluição de todos os níveis e um maior gasto dos recursos naturais, levando a falta dos mesmos em alguns lugares.
Curitiba foi pioneira a mudar essa tendência e com grande êxito hoje é conhecida como capital ecológica do Brasil, as ideias aplicadas pelo Arquitecto Jaime Lerner na cidade são hoje estudadas em várias cidades como um exemplo a seguir.
Uma das primeiras mudanças na cidade foi devolve-la para as pessoas, tarefa difícil! O então prefeito além de querer mudar, estava disposto a enfrentar as dificuldades que isso iria gerar.
Transformar uma movimentada rua do centro de Curitiba que exclusivamente servia o tráfego automóvel em uma rua exclusivamente para pedestres, um calçadão ou um grande passeio público, mas como as mudanças a nível do “Estado ou Governo” são lentas e por mais que comecem como uma boa ideia e bem aceite pela população acaba sempre se tornando um transtorno e em grande parte das vezes tal mudança não chega ao fim gerando assim uma ideia negativa na mudanças e obras da administração pública.
Mas pensando nesse problema o então prefeito deu ordem para os trabalhos começarem e terminarem ontem. E mesmo com revoltas e protestos dos comerciantes e organizações do género “Clube de automobilistas” o prefeito foi em frente e transformou uma rua de tráfego automóvel em passeio público em um fim-de-semana.
Começaram os trabalhos na sexta-feira a noite e terminaram na manha de segunda-feira, onde foi inaugurado o novo passeio público de Curitiba e onde começou a transformação de uma cidade com problemas de crescimento em uma referência a nível mundial em planeamento urbano sustentável.
Era então esperado um protesto pelo clube de automóvel local onde iriam entrar com carros no passeio como se fosse a antiga rua de tráfego automóvel, mas invés de chamar a polícia ou a guarda para evitar tal coisa o prefeito preferiu inaugurar o novo passeio espalhando papais e lápis para as crianças desenharem o seu novo espaço que foi aberto com um grande jardim cheio de flores. Com isso o esperado protesto ficou sem efeito, afinal a antiga rua estava cheia de crianças desenhando.
No fim dessa primeira semana com o seu novo passeio os mesmos comerciantes que estavam contra essa mudanças entregaram na prefeitura um abaixo assinado pedindo para ampliar por mais algumas dezenas de metros o mesmo passeio público.
E com uma pequena mudança o prefeito Jaime Lerner conseguiu dar inicio a essa grande cidade que é Curitiba hoje.

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